Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Área Reservada

INICIAR SESSÃO

Obrigado pelo seu registo e preferência. Qualquer anomalia no acesso contacte por favor os nossos serviços através do endereço junis@junis.pt. Obrigado.

Por favor preencha os campos obrigatórios

Por favor preencha os campos obrigatórios

Perdeu a sua palavra chave? Recupere-a aqui

Ainda não têm acesso? Solicite-o aqui

SOLICITAR ACESSO

Para solicitar acesso à nossa Área Reservada, por favor preencha o seguinte formulário.

Por favor preencha os campos obrigatórios

Por favor preencha os campos obrigatórios

Fechar

Homepage / Notícias / PELA SUA SEGURANÇA...”COM ELA NÃO SE BRINCA!” /

Notícias Junis

PELA SUA SEGURANÇA...”COM ELA NÃO SE BRINCA!”
  • Jun ‘15 22

    PELA SUA SEGURANÇA...”COM ELA NÃO SE BRINCA!”

    22-06-2015

O monóxido de carbono é um gás tóxico, dele não se dá conta devido ao facto de não ter cheiro nem sabor. Em determinadas concentrações, pode provocar a morte como infelizmente acontece e é notícia nos meios de comunicação e informação.

O monóxido de carbono pode ter origem em deficientes combustões, principalmente de esquentadores ou caldeiras a gás, dá-se por ele quando infelizmente é tarde demais. A inalação de monóxido de carbono pode provocar sonolência, dores de cabeça, vómitos ou vertigens, nesse caso deve de imediato abandonar o local e sair para o ar livre. Uma vítima de inalação por monóxido de carbono igualmente deve de imediato ser retirada do local para sítios ao ar livre, desaperte-lhe as roupas mais apertadas e chame de imediato o 112. Feche o gás e efetue o arejamento do local da suposta inalação.

Leis da Republica e norma técnicas (NP) foram criadas para evitar esta situação, determinando que instalações, reparação e manutenção dos aparelhos, só possam ser executadas por empresas credenciadas pela Direção Geral de Energia e Geologia, infelizmente consumidores e distribuidores subsistem em ignorar esta preocupação arriscando vidas e bens, não zelando pela segurança própria e dos seus.

Para evitar este risco e igualmente o de explosão por fugas de gás, é fundamental que apenas peritos intervenham nos gasodomésticos, pelo que ao adquirir um aparelho deve contatar a lista de empresas credenciadas no site da DGEG.

Igualmente deve existir por parte dos consumidores a preocupação de revisões periódicas ao funcionamento de equipamentos e instalações por parte de empresas credenciadas
Zele pela sua segurança…com ela não se brinca!

  • Mande instalar e reparar o seu aparelho apenas a empresas credenciadas.
  • Desligue os seus aparelhos a gás na sua ausência.
  • Não use tubos de gás para pendurar seja o que for e tenha sempre atenção aos prazos e validade de tubos de borracha.
  • Nunca deite garrafas de gás.
  • Mantenha as chaminés limpas em bom estado.
  • Se cheirar a gás não tente nunca identificar a fuga, não ligue aparelhos ou equipamentos elétricos, abra janelas, feche o gás e chame de imediato um técnico credenciado.
  • Não faça lume, não acenda cigarros.

Partilhar