Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Área Reservada

INICIAR SESSÃO

Obrigado pelo seu registo e preferência. Qualquer anomalia no acesso contacte por favor os nossos serviços através do endereço junis@junis.pt. Obrigado.

Por favor preencha os campos obrigatórios

Por favor preencha os campos obrigatórios

Perdeu a sua palavra chave? Recupere-a aqui

Ainda não têm acesso? Solicite-o aqui

SOLICITAR ACESSO

Para solicitar acesso à nossa Área Reservada, por favor preencha o seguinte formulário.

Por favor preencha os campos obrigatórios

Por favor preencha os campos obrigatórios

Fechar

Homepage / Notícias / Instalação de Termoacumuladores Eléctricos /

Notícias Junis

Instalação de Termoacumuladores Eléctricos
  • Jan ‘16 28

    Instalação de Termoacumuladores Eléctricos

    28-01-2016

Os novos termoacumuladores eléctricos são, nos dias de hoje, aparelhos seguros e eficientes traduzindo-se por isso e na pratica numa excelente opção para o aquecimento de água quente sanitária para uso doméstico ou profissional.

Em comparação com outros sistemas é, nalguns casos, a solução mais económica sobretudo se optimizando o seu funcionamento através da utilização de tarifa bi-horária ou reduzida. O nível de eficácia, conforto e economia é também hoje aumentado pela introdução de isolamentos térmicos mais eficazes de maior densidade e espessura, pela utilização  de reguladores electrónicos, assim como outros desenvolvimentos tecnológicos introduzidos pelas marcas por cada uma das marcas. Existem no mercado soluções de grande volume de água, adequadas a utilizações profissionais ou de grande consumo, aparelhos normalmente de instalação no pavimento.

Os termoacumuladores eléctricos não têm limitação de caudal ou pressão e podem abastecer, com menos constrangimentos, vários pontos de utilização de água quente sanitária simultaneamente.

Muitos dos modelos existentes podem, se necessário, ser instalados na posição vertical ou na horizontal, sendo sempre necessário a utilizar-se esta ultima, observar as indicações de instalação do fabricante.


É de extrema importância que a instalação dos aparelhos seja efectuada por profissionais com a experiência e competências necessárias.

A instalação de termoacumuladores encontra-se regulamentada pela Norma Portuguesa NP 3401 e pela Portaria 1081/91, que determinam quais as condições de segurança e de obra que devem ser seguidas obrigatoriamente.

Indica-se de seguida algumas das regras a seguir, não dispensando no entanto, a leitura da legislação vigente, manuais e instalação e demais informação.

 

As fixações dos aparelhos devem ser adequadas às paredes e na fixação do suporte a esta devem ser utilizados processos que garantam, em todas as circunstâncias e ao longo da vida do aparelho, a máxima segurança para pessoas e bens.


Nas ligações hidráulicas devem ser usados tubos normalizados, recomendando-se ligações metálicas e rígidas.


O circuito de alimentação eléctrica do aparelho deve ser protegido, para instalações domésticas, por um disjuntor/interruptor diferencial contra correntes de defeito de 30 mA . Deve garantir-se que a alimentação eléctrica está provida de uma ligação à terra normalizada,  nunca efectuando a ligação do fio de terra aos tubos de canalização de água.


Deve sempre ser instalada uma válvula de segurança na ligação de água fria (normalmente fornecida com o aparelho) e entre esta e o aparelho não deve ser instalada qualquer tipo de válvula ou torneira ou qualquer outro dispositivo de seccionamento. A não utilização da válvula fornecida com o aparelho pode afectar as condições de garantia do aparelho.

A instalação de uma válvula anti-retorno é fundamental e obrigatória por norma, de modo a garantir que o aparelho se mantém permanentemente cheio de água. A ausência desta válvula e a criarem-se as condições para o funcionamento da resistência eléctrica sem água, podem ocorrer situações graves de rotura da cuba que podem colocar em perigo pessoas e bens, a válvula anti-retorno pode ser ainda ser individualizada ou integrada na válvula de segurança.


É recomendável a instalação de um vaso de expansão de modo a compensar o aumento do volume de água provocado pelo aquecimento, sobretudo nos aparelhos de maior volume de água acumulada.

 

A maioria dos equipamentos existentes no mercado integram ainda mecanismos anti corrosão da cuba, seja pela introdução de ânodos de sacrifício em magnésio, seja por processos electrónicos. Os ânodos de magnésio devem ser verificados por técnicos especializados e da marca com regularidade, dependendo a regularidade do tipo de utilização, das indicações do fabricante ou ainda das características biológicas da água no local.


O escoamento da válvula de segurança deve ser sempre efectuado para um esgoto ou outro meio adequado e o tubo de descarga deve ter um percurso sempre descendente. Este tubo deve ser visível em todo o seu trajecto e entrar com folga na ligação ao esgoto.

Quando instalados em casas de banho devem ser respeitadas as áreas de protecção e de interdição definidas na norma e regulamentos eléctricos em vigor.

Sempre que a pressão de água ultrapasse no local 5 bar durante o dia, deve ser instalado um redutor de pressão.


Os termoacumuladores eléctricos devem igualmente ser sempre instalados de acordo com o manual de instalação do fabricante que acompanha sempre os aparelhos.

As partes às quais é necessário aceder para futura e eventual assistência técnica ou manutenção, devem estar perfeitamente acessíveis e permitir que os trabalhos sejam efectuados sem dificuldades de maior.

Partilhar